First Look | A nova Mondraker Dune Carbon
O dia de todos os dias, o dia da corrida é o Dia-D. O dia em que milissegundos são procurados, os riscos são tomadas e que é uma questão de ganhar ou perder. Para Mondraker, a 26 de junho de 2015 é o Dia-D. Hoje eles estão apresentando sua nova marca, bike de enduro orientada para corrida: a Dune carbono.
Brutalmente sexy, elegante e brutalmente caro, a nova XR Dune da Mondraker custa meros 8.999 €. Mas é brutalmente rápido demais? /rubrica]
Ao longo dos últimos anos a Mondraker ganhou uma reputação para a criação de produtos inovadores e projetos distintos. Estabelecendo novos padrões quando se trata de geometria e design do quadro, sua geometria Atacante foi premiado como o Design & Innovation Award 2013 e abriu o caminho para a safra atual de muitas bikes de enduro e downhill de hoje. O novo Dune carbono mantém esta combinação, com um tubo superior longo e haste curta, bem como o design de discrição que é tão típico da Mondraker.
Destaques des Carbonrahmens. Miguel Pina, CEO da Mondraker, explica os aspectos técnicos do quadro de carbono do Dune carbono no lançamento.
A moldura da Mondraker Dune Carbono
O novo Mondraker Dune carbono anuncia a sexta geração do modelo muito bem sucedido e ranhuras perfeitamente na line-up dos espanhóis. Altamente reminiscente de seu irmão mais velho, o Summum, que tem os mesmos destaques tecnológicos de suas bicicletas recentemente apresentados. Zero Sistema de Suspensão, Geometria Avançado e discrição carbono são termos que estamos todos familiarizados com a partir Mondraker, e eles também estão listadas na especificação do quadro Dune carbono, que 2,450g menos o amortecedor traseiro pesa. Mas há mais em jogo com esta nova bike como ele vem com geometria personalizada com o ângulo e chainstay cabeça comprimento, protetor próprio guia da corrente e quadro de Mondraker.
Este buraco no quadro diretamente atrás do tubo de cabeça agora é sinônimo de Mondraker e caracteriza a totalidade line-up. Os vários casquilhos, que permitem que o ângulo da cabeça a ser alterada por 2 °, são uma nova adição.
Como o quadro e parte traseira, o roqueiro também é feito de carbono. Isto reduz o peso e aumenta a rigidez. Mondraker também optou por rolamentos maiores e eixo na parte traseira.
Com o Sistema de Suspensão Zero com mm de curso 160, o amortecedor traseiro flutuante é comprimido em ambos os lados, o que deve resultar em maior sensibilidade.
Os cabos são encaminhados internamente, o que aumenta a aparência limpa e o estilo agressivo do quadro.
Para proteger o belo quadro de carbono, Mondraker desenvolveu seu próprio protetor de coroa.
Um protetor de estadia cadeia de alta qualidade deve manter o quadro intacto.
Outra novidade: a haste 30 mm e 780mm de largura bares com braçadeira de 35mm.
Os modelos da nova Dune Carbono
Mondraker tem três modelos da nova Dune carbono, custando entre 5.999 e 8.999 €. Enquanto o Carbono R e RR Dune tem garfos 160 milímetros-viagem, a top model concentrou-raça, a XR tem 170 milímetros de curso ea qualidade superior nova FLOAT choque X2. Os modelos estão unidos pelo drivetrain 1 × 11 - o Dune de carbono ou seja, não tem uma virada de frente. O Dune carbono também será vendido como um quadro definido com choque para 3.999 €.
Aqui está uma visão geral das diferentes especificações:
O Mondraker Dune carbono XR representa o modelo de topo e é vendido a um suculento 8.999 €.
O Mondraker Dune carbono RR está disponível para 7.499 €.
O nível de entrada Dune carbono R é o único modelo que vem com RockShox suspensão e drivetrain Shimano, e custa 5.999 €.
A geometria da duna de Carbono
Típico para Mondraker, o novo Dune carbono é equipado com a chamada Geometria Avançado, que consiste em um tubo superior extremamente longa, traseira curta e haste curta. Ao usar as conchas auriculares que vêm com a bike, o ângulo de cabeça pode ser alterada por 2 ° entre 65 ° e 67 °. Além disso, o flip chip na ligação balanceiro superior permite alterar o comprimento de 430 milímetros chainstay a 440 milímetros para se adequar ao seu gosto.
As estatísticas geometria do RR / R e do XR não são tão diferentes, além dos mais longos garfos sobre o XR.
Nosso primeiro passeio
É certo que as condições para o nosso primeiro passeio eram tudo menos ideal. Fortes chuvas transformaram a rota em Leogang em um verdadeiro tobogã aquático e, portanto, fez dele um pouco difícil tarefa de julgar a suspensão e manuseio. Portanto, não estamos pretendendo dar-lhe um relatório de equitação, em vez nós só queremos compartilhar nossas primeiras impressões do Dune carbono RR.
O piloto de testes Christoph tem um olhar cético para as nuvens cinzentas sinistras.
Em 180 centímetros de altura, os rapazes no Mondraker me ofereceu um tamanho grande quadro com um alcance de 493 milímetros monstruoso. O extremamente longo tubo superior está agora praticamente uma marca registrada dos espanhóis e os impactos sobre como montar suas bicicletas. Desde o começo, uma coisa ficou clara para mim: Se eu quisesse manter no controle nessas condições de chuva, então eu precisava para manter minha parte superior do corpo sobre a roda dianteira - mais ainda do que eu geralmente tenho que na minha própria bicicleta , o Reino gigante super longa.
Matsch en masse - vai morrer alguém Kontrolle über das Rad haben, der muss Oberkörper weit nach vorn gebracht werden.
Mud en masse - para manter o controle que é um caso de forwards parte superior do corpo.
Com este pensamento na frente da minha mente, eu comecei a downhill. Sobre as raízes extremamente escorregadias, houve apenas uma opção e que envolveu ganhando aderência ao invés de tentar freio! E é aí que o Dune senti completamente confortável. O tubo superior de comprimento e distância entre eixos gigantesco (1238 milímetros de tamanho grande) incutiu uma enorme quantidade de confiança em mim e fez com que (quase) qualquer escolha linha, não importa o quão íngreme ou técnica, estava em sua capacidade. Em certas ocasiões, eu teria preferido uma frente ligeiramente mais elevado, como o modelo XR tem de qualquer maneira devido às forquilhas mais longas. Isto é onde um bar com algum aumento extra poderia ser uma solução viável.
Mondraker Dune Launch (7 von 9)
Apesar de tentar obter o máximo de peso possível, ao longo da frente desde o início, eu lutava, inicialmente, com uma falta de peso nos cantos, o que foi mais evidente nas burms na parte do meio do curso. Levou um tempo até que eu encontrei a melhor posição na bike. Eventualmente, a 12,6 kg Dune carbono mostrou suas habilidades em cantos e não houve problemas em curvas apertadas, apesar da sua longa distância entre eixos, o que é certamente devido ao tubo curto (apenas 430 milímetros).
Quanto mais rápido, melhor - a nova Dune carbono está implorando para altas velocidades.
Perto do final da pista, que era hora de acelerar o motor e bater as altas velocidades. Na pista agora um pouco mais amplo com uma rápida sucessão de burms, mesas e uma série de colisões de frenagem, o Dune carbono senti totalmente à vontade! A traseira responde generosamente a solavancos repetitivos, permanece estável em seu curso e oferece um excelente feedback. Ao mesmo tempo, o aperto da cadeia de cantos resulta em rápida aceleração. No caminho de volta para o elevador eu tive a oportunidade de verificar a posição e como ele responde a alguns pedalar sério. Em conclusão: More than convincente - em todos os sentidos possíveis até agora.
Incrivelmente enlameada mas radiante de felicidade: O nosso piloto de testes e editor chefe Christoph após a primeira viagem com o novo Mondraker Dune carbono RR.
Conclusão
O novo Mondraker Dune carbono parece muito rápida sobre o suporte e este passeio de teste provou que isso é verdade! A suspensão, a geometria ea especificação têm ganhou-nos. Além de exigir uma carteira bastante completo e um núcleo estável para montá-lo, a bike é certamente em um estado para o seu pleno potencial. Com o modelo de entrada a quase 6.000 € e os 9.000 € para o modelo de topo, não é exatamente o que nós chamaríamos barato.
Mais informações sobre o novo Mondraker Dune carbono pode ser encontrado em: mondraker.com
Imagens: Nathan Huges / Christoph Bayer | Palavras: Christoph Bayer
Fonte: Enduro-MTB
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